3 de outubro de 2011

Dia Mundial do Habitat - Declaração ONU 2011


Para o Dia Mundial do Habitat, segunda-feira, 3 de Outubro de 2011
Quem são os mais afetados pelas mudanças climáticas? Os mais pobres, como sempre - especialistas da ONU em moradia e em populações internamente deslocadas

GENEBRA (3 de outubro 2011) – “Não há muito o que comemorar no dia Mundial do Habitat quando quase um terço da população global continua a viver em favelas e assentamentos não planejados, com frequência em áreas expostas a sérios riscos e danos ambientais”, disseram os Relatores Especiais da ONU em Moradia, Raquel Rolnik, e em Populações Internamente Deslocadas, Chaloka Beyani.
“Existe uma combinação perigosa de urbanização rápida, em grande parte realizada em áreas precárias e sem planejamento, com o aumento de frequência e de intensidade dos desastres induzidos por mudanças climáticas. Essa situação vai afetar profundamente muitas sociedades,” alertaram os especialistas da ONU. “Os governos e a comunidade internacional não podem mais se dar ao luxo de ignorar as vulnerabilidades específicas de assentados informais a desastres provocados pelas mudanças climáticas e os riscos crescentes que eles enfrentam.”
“Muitas populações urbanas pobres vivem em locais inapropriados para moradia, como morros e declives, áreas propensas a alagamentos, à ação do mar e a outros riscos ambientais e relacionados ao clima,” eles declararam no Dia Nacional do Habitat, que este ano é focado em ‘Mudanças Climáticas e as Cidades’. “Essas localidades são relegadas aos mais pobres, que não têm acesso a outros lugares mais seguros.”
“Os desastres ampliam e aprofundam as desigualdades,” destacaram os Relatores Especiais. “Populações vivendo em assentamentos informais são particularmente afetadas por desastres causados por mudanças climáticas. Depois de um desastre, elas ficam mais expostas a despejos e grilagem de terra, já que não dispõem de proteção legal e seus direitos de posse não são reconhecidos.”
Desastres também ressaltam as condições de moraria inapropriada e a precariedade de assentamentos informais. “Da perspectiva dos direitos humanos, é crucial recuperar os assentamentos e as condições de vida extremamente inadequadas como parte da prevenção e da resposta a desastres”, disseram os especialistas da ONU.
Outro tópico preocupante é a erosão dos meios de subsistência, provocada em partes pelas mudanças climáticas, que é um fator determinante para o aumento da migração do campo para a cidade. “Em situações de deslocamento interno, assistência rápida e proteção também são necessárias para impedir populações internamente deslocadas de simplesmente desaparecerem em favelas urbanas e assentamentos informais”, eles notaram.
“No Dia Mundial do Habitat deste ano, pedimos que os governos e as agências internacionais reconheçam os assentamentos informais e os direitos humanos de seus habitantes e entendam suas necessidades e vulnerabilidades únicas como uma parte integral e indispensável dos esforços de redução de risco e recuperação de desastres.”




Dia Mundial do Habitat

Todos os anos, seguindo uma tradição que data de 1985, as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira de Outubro, com o propósito de reflectir sobre o estado dos assentamentos humanos e o direito fundamental a uma moradia adequada para todos. Essa ocasião serve também para chamar a atenção mundial sobre a sua responsabilidade colectiva para decidir o futuro do habitat humano.
A cidade de Aguascalientes, no México, foi escolhida para recepcionar as comemorações do Dia Mundial do Habitat, no dia 3 de Outubro de 2011, cujo tema será as Cidades e as mudanças climáticas. Da mesma forma que no ano anterior, quando Cancun foi escolhida como sede das negociações da ONU sobre as mudanças climáticas, México mostra o seu compromisso para resolver este importante desafio.
As Nações Unidas escolheram o tema As Cidades e as Mudanças climáticas porque estas mudanças se convertem rapidamente no principal desafio para o desenvolvimento do século XXI. Por isso, o Informe Global sobre os Assentamentos Humanos 2011 da Onu-Habitat também aborda esse tema.
Como em outros anos, a entrega dos prémios Pergaminho de Honra da ONU-Habitat e os Prémios Mundiais de Habitat da Building and Social Housing Foundation será um dos acontecimentos destacados das comemorações. O Pergaminho de Honra é o prémio mais prestigioso do mundo na esfera dos assentamentos humanos e, desde a sua criação em 1989, já premiou mais de 170 iniciativas. Trata-se de um reconhecimento às contribuições destacadas que visam melhorar os assentamentos humanos e o desenvolvimento urbano sustentável.
Em 2010, mais de 240 actividades aconteceram em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat. Este ano, uma série de eventos acontecerá em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat de forma a criar consciência sobre os desafios que enfrentaremos se queremos melhorar os assentamentos humanos em todo nosso planeta. Participe você também!

6º Forum de Arquitectura - ULA

Actividade:
Exposição Arquitectura de Terra

Organização:
6º Forum de Arquitectura
Universidade Lusíada de Angola


Programa:
Lundanji

Parcería:
Departamento de Arquitectura - ULA
CRATerre - ENSAG

Semana de Exposição, Conferencias, Debates e Tertúlias
3-7 de Outubro de 2011 / 9 á 20hs

Univesidade Lusíada de Angola

Largo do Lumeji (Mutamba)

Actividade
O formato de apresentação dos paineis da arqutiectura de terra não é novo, mas sim é que os alunos expliquem aos visitantes as vantagens e caracteristicas destas tecnicas construtivas! Estamos de parabens!







2 de outubro de 2011

6º Forum de Arquitectura - Preparativos Dia 2

Actividade:
Exposição Arquitectura de Terra

Organização:
Forum de Arquitectura
Universidade Lusíada de Angola

Programa:
Lundanji
Parcería:
Departamento de Arquitectura - ULA
CRATerre - ENSAG

Dias 2
Preparativos
O Objectivo da exposição é sensibilizar e informar sobre a arquitectura de terra em geral, e do projecto arquitectonico do programa lundanji em particular.

No segundo dia, acrescentamos umas fiadas no pilar e, preparamos a exposição-instalação com a simulação do espaço do projecto Lundanji e paineis dos programas de difusão.
A equipa de alunos participou bem animada junto com outros que procuravam fazer experiencia na alvenaria com BTC: Marcia, Denise, Catarina, Miguel, Guilson, Carlos, Nicolau, Rui e, Gui.




6º Forum de Arquitectura - Preparativos Dia 1

Actividade:
Exposição Arquitectura de Terra

Organização:
Forum de Arquitectura
Universidade Lusíada de Angola


Programa:
Lundanji

Parcería:
Departamento de Arquitectura - ULA
CRATerre - ENSAG

Dia 1: Preparativos
O Objectivo da exposição é sensibilizar e informar sobre a arquitectura de terra em geral, e do projecto arquitectonico do programa lundanji em particular.
A ideia é apresentar um pilar de Blocos de Terra Comprimida, e para executa-lo contamos com o mestre Florentino que foi bem ajudado pela Teresa, aluna de CONSTRUÇÕES I, turma A2M.






21 de setembro de 2011

Relatorios Parcerias CHAIRE UNESCO 2011

CHAIRE UNESCO
ARCHITETURAS DE TERRA, CULTURAS CONSTRUTIVAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
ESCOLA NACIONAL SUPERIOR DE ARCHITETURA DE GRENOBLE (ENSAG)
Centro Internacional da Construção em Terra (CRATerre-ENSAG)
PRESENTAÇÃO RESUMIDA
RELATORIO DO FUNCIONAMENTO 2002 - 2009
E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO 2010 - 2014

CHAIRE UNESCO
ARCHITECTURES DE TERRE, CULTURES CONSTRUCTIVES ET DEVELOPPEMENT DURABLE
ECOLE NATIONALE SUPERIEURE D’ARCHITECTURE DE GRENOBLE (ENSAG)
Centre International de la Construction en Terre (CRATerre-ENSAG)
PRESENTATION SIMPLIFIÉE
BILAN SUR LE FONCTIONNEMENT 2002 - 2009
ET PERSPECTIVES DE DEVELOPPEMENT 2010 - 2014

http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/ED/UNITWIN/pdf/Doc_annexes/Pr%C3%A9sentation%20simplifi%C3%A9e%20Chaire%20UNESCO%20Architerre%20septembre%202011.pdf

27 de agosto de 2011

Seminário Luena - Dia 6: Difusão

Programa:
Educação Sustentável

Projecto:
"Melhoramento e recuperação
das Técnicas Tradicionais de Construção"


Localização:
Província de Moxico
Município Sede - Luena

Responsável do Projecto:
Diocese de Moxico
Dom Jesus Tirso Blanco

Workshop
"Elementos Construtivos da Construção Tradicional"
O workshop terá 2 momentos, da manha será a parte de teoria, analise e reflexão; já na tarde desenvolver-se-á a actividade pratica na realização de um modulo que ficará de exposição na entrada da Diocese.

Dia 6
Tema: "Difusão"
O Objectivo de construir este modulo na sede da Diocese de Moxico no Luena era precisamente atrair a atenção sobre a arte e a tecnica do bem construir com adobes.
O final da formação constitui o inicio de um grande desafio como é devolver a arquitectura de terra o prestígio que tinha outrora, e seja preservado como valor cultural.
Antes mesmo de acabar este trabalho experimental os participantes da formação receberam os parabens dos primeiros visitantes.
da Irmã Teresa, da Congregação Filhas de Jesus,

e de Dom Imbamba, arzebispo de Saurimo.

Este é o modulo experimental da formaçao de 3 dias
(4 dias incluidas as horas teoricas)
E lá vai uma dica para os que defendem a ecologia...
gastamos 1 saco de cimento para construir 2,5 m da parede.
(desde as fundações ao telhado)

Isto significaria 24 sacos de cimento
para construir uma habitação (casa) de 90 m2!!!
o que traduzido, seriam 160 kg em emisão de CO2,
 (para exemplificar poderiamos fazer
uma viagem de 1000 km num carro mediano)
Restaria calcular os custos energeticos para os acabamentos.

Eis a equipa de trabalho (grupo em formação)
Os beneficiarios directos de uma construção economica e sustentável;
Os pedreiros, que recebem a maior parte do dinheiro investido
(aquando o seu trabalho é valorizado,
e o proprietario (e usuário),
pois a sua vida torna-se mais saudável e equilibrada.

 A Isabel recebe o certificado de participação

O José Sabino da Comunidade de Alto Luena

O Daniel de Lumbala Nguimbo


26 de agosto de 2011

Seminário Luena - Dia 5: Cobertura

Programa:
Educação Sustentável

Projecto:
"Melhoramento e recuperação
das Técnicas Tradicionais de Construção"


Localização:
Província de Moxico
Município Sede - Luena

Responsável do Projecto:
Diocese de Moxico
Dom Jesus Tirso Blanco

Workshop
"Elementos Construtivos da Construção Tradicional"
O workshop terá 2 momentos, da manha será a parte de teoria, analise e reflexão; já na tarde desenvolver-se-á a actividade pratica na realização de um modulo que ficará de exposição na entrada da Diocese.

Dia 5
Tema: "Cobertura"
A Estrutura da Cobertura pensou-se á maneira local onde é feita completa no chão e logo posta no seu sitio, implicando aqui, o exercicio de medir todas as componentes e dando uma resposta diferente na forma de amarra-la ás paredes.






25 de agosto de 2011

Seminário Luena - Dia 4: Paredes

Programa:
Educação Sustentável

Projecto:
"Melhoramento e recuperação
das Técnicas Tradicionais de Construção"


Localização:
Província de Moxico
Município Sede - Luena

Responsável do Projecto:
Diocese de Moxico
Dom Jesus Tirso Blanco

Workshop
"Elementos Construtivos da Construção Tradicional"
O workshop terá 2 momentos, da manha será a parte de teoria, analise e reflexão; já na tarde desenvolver-se-á a actividade pratica na realização de um modulo que ficará de exposição na entrada da Diocese.

Dia 4
Tema: "Paredes"
Os elementos construtivos tais como embasamento, peitoril, lintel e cinta de travamento são resolvidos por formas e evitar a aparição de patologias na parede de adobe, maioritariamente devidas á humidade e filtrações das aguas de chuva.
 




Colocação do peitoril (betão) e do aro da janela

 Colocaçaõ do lintel e da cinta de travamento (madeira)




24 de agosto de 2011

Seminario Luena - Dia 3: Embasamento

Programa:
Educação Sustentável

Projecto:
"Melhoramento e recuperação
das Técnicas Tradicionais de Construção"


Localização:
Província de Moxico
Município Sede - Luena

Responsável do Projecto:
Diocese de Moxico
Dom Jesus Tirso Blanco

Workshop
"Elementos Construtivos da Construção Tradicional"
O workshop terá 2 momentos, da manha será a parte de teoria, analise e reflexão; já na tarde desenvolver-se-á a actividade pratica na realização de um modulo que ficará de exposição na entrada da Diocese.

Dia 3
Tema: "Embasamento, Peitoril e Lintel"


23 de agosto de 2011

Seminario Luena - Dia 2:Fundações

Programa:
Educação Sustentável

Projecto:
"Melhoramento e recuperação
das Técnicas Tradicionais de Construção"


Localização:
Província de Moxico
Município Sede - Luena

Responsável do Projecto:
Diocese de Moxico
Dom Jesus Tirso Blanco

Workshop
"Elementos Cosntrutivos da Construção Tradicional"
O workshop terá 2 momentos, da manha será a parte de teoria, analise e reflexão; já na tarde desenvolver-se-á a actividade pratica na realização de um modulo que ficará de exposição na entrada da Diocese.

Dia 1
Tema: "Fundações"






22 de agosto de 2011

Seminário Luena - Dia 1: Apresentação

Programa:
Educação Sustentável

Projecto:
"Melhoramento e recuperação
das Técnicas Tradicionais de Construção"


Localização:
Província de Moxico
Município Sede - Luena


Responsável do Projecto:
Diocese de Moxico
Dom Jesus Tirso Blanco




Dom Tirso Blanco na apresentação do Programa


Apresentação do Tema - Arq. Mauricio Ganduglia


Participantes: Representantes do Governo (DGOP)
Mestres Pedreiros, Chefes-de-Obra

16 de junho de 2011

X Congresso da Ordem dos Arquitectos Africanos

PALESTRA:
"A Arquitectura com Materiais Locais
para o Desenvolvimento Sustentavel de Angola"

DATA:
16 de Junho de 2011



Estudantes de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto

13 de fevereiro de 2011

Alpendre Polivalente

FICHA TECNICA:

Obra:
Centro Educativo "Associação Mulemba"

Projecto:
Alpendre Polivalente


Localização:
Província de Luanda
Município de Viana
Bairro Km 9



Projecto:
Arq. Mauricio Ganduglia

Execução:
Yongolo Construçoes Lda.


Direcção:
Luciano Panguila


Chefe de Obras:
Florentino Lukamba


Data  Construção:
2010-2011