Todos os anos, seguindo uma tradição que data de 1985, as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira de Outubro, com o propósito de reflectir sobre o estado dos assentamentos humanos e o direito fundamental a uma moradia adequada para todos. Essa ocasião serve também para chamar a atenção mundial sobre a sua responsabilidade colectiva para decidir o futuro do habitat humano.
A cidade de Aguascalientes, no México, foi escolhida para recepcionar as comemorações do Dia Mundial do Habitat, no dia 3 de Outubro de 2011, cujo tema será as Cidades e as mudanças climáticas. Da mesma forma que no ano anterior, quando Cancun foi escolhida como sede das negociações da ONU sobre as mudanças climáticas, México mostra o seu compromisso para resolver este importante desafio.
As Nações Unidas escolheram o tema As Cidades e as Mudanças climáticas porque estas mudanças se convertem rapidamente no principal desafio para o desenvolvimento do século XXI. Por isso, o Informe Global sobre os Assentamentos Humanos 2011 da Onu-Habitat também aborda esse tema.
Como em outros anos, a entrega dos prémios Pergaminho de Honra da ONU-Habitat e os Prémios Mundiais de Habitat da Building and Social Housing Foundation será um dos acontecimentos destacados das comemorações. O Pergaminho de Honra é o prémio mais prestigioso do mundo na esfera dos assentamentos humanos e, desde a sua criação em 1989, já premiou mais de 170 iniciativas. Trata-se de um reconhecimento às contribuições destacadas que visam melhorar os assentamentos humanos e o desenvolvimento urbano sustentável.
Em 2010, mais de 240 actividades aconteceram em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat. Este ano, uma série de eventos acontecerá em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat de forma a criar consciência sobre os desafios que enfrentaremos se queremos melhorar os assentamentos humanos em todo nosso planeta. Participe você também!
Sem comentários:
Enviar um comentário