3 de outubro de 2011

Dia Mundial do Habitat - Declaração ONU 2011


Para o Dia Mundial do Habitat, segunda-feira, 3 de Outubro de 2011
Quem são os mais afetados pelas mudanças climáticas? Os mais pobres, como sempre - especialistas da ONU em moradia e em populações internamente deslocadas

GENEBRA (3 de outubro 2011) – “Não há muito o que comemorar no dia Mundial do Habitat quando quase um terço da população global continua a viver em favelas e assentamentos não planejados, com frequência em áreas expostas a sérios riscos e danos ambientais”, disseram os Relatores Especiais da ONU em Moradia, Raquel Rolnik, e em Populações Internamente Deslocadas, Chaloka Beyani.
“Existe uma combinação perigosa de urbanização rápida, em grande parte realizada em áreas precárias e sem planejamento, com o aumento de frequência e de intensidade dos desastres induzidos por mudanças climáticas. Essa situação vai afetar profundamente muitas sociedades,” alertaram os especialistas da ONU. “Os governos e a comunidade internacional não podem mais se dar ao luxo de ignorar as vulnerabilidades específicas de assentados informais a desastres provocados pelas mudanças climáticas e os riscos crescentes que eles enfrentam.”
“Muitas populações urbanas pobres vivem em locais inapropriados para moradia, como morros e declives, áreas propensas a alagamentos, à ação do mar e a outros riscos ambientais e relacionados ao clima,” eles declararam no Dia Nacional do Habitat, que este ano é focado em ‘Mudanças Climáticas e as Cidades’. “Essas localidades são relegadas aos mais pobres, que não têm acesso a outros lugares mais seguros.”
“Os desastres ampliam e aprofundam as desigualdades,” destacaram os Relatores Especiais. “Populações vivendo em assentamentos informais são particularmente afetadas por desastres causados por mudanças climáticas. Depois de um desastre, elas ficam mais expostas a despejos e grilagem de terra, já que não dispõem de proteção legal e seus direitos de posse não são reconhecidos.”
Desastres também ressaltam as condições de moraria inapropriada e a precariedade de assentamentos informais. “Da perspectiva dos direitos humanos, é crucial recuperar os assentamentos e as condições de vida extremamente inadequadas como parte da prevenção e da resposta a desastres”, disseram os especialistas da ONU.
Outro tópico preocupante é a erosão dos meios de subsistência, provocada em partes pelas mudanças climáticas, que é um fator determinante para o aumento da migração do campo para a cidade. “Em situações de deslocamento interno, assistência rápida e proteção também são necessárias para impedir populações internamente deslocadas de simplesmente desaparecerem em favelas urbanas e assentamentos informais”, eles notaram.
“No Dia Mundial do Habitat deste ano, pedimos que os governos e as agências internacionais reconheçam os assentamentos informais e os direitos humanos de seus habitantes e entendam suas necessidades e vulnerabilidades únicas como uma parte integral e indispensável dos esforços de redução de risco e recuperação de desastres.”




Dia Mundial do Habitat

Todos os anos, seguindo uma tradição que data de 1985, as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira de Outubro, com o propósito de reflectir sobre o estado dos assentamentos humanos e o direito fundamental a uma moradia adequada para todos. Essa ocasião serve também para chamar a atenção mundial sobre a sua responsabilidade colectiva para decidir o futuro do habitat humano.
A cidade de Aguascalientes, no México, foi escolhida para recepcionar as comemorações do Dia Mundial do Habitat, no dia 3 de Outubro de 2011, cujo tema será as Cidades e as mudanças climáticas. Da mesma forma que no ano anterior, quando Cancun foi escolhida como sede das negociações da ONU sobre as mudanças climáticas, México mostra o seu compromisso para resolver este importante desafio.
As Nações Unidas escolheram o tema As Cidades e as Mudanças climáticas porque estas mudanças se convertem rapidamente no principal desafio para o desenvolvimento do século XXI. Por isso, o Informe Global sobre os Assentamentos Humanos 2011 da Onu-Habitat também aborda esse tema.
Como em outros anos, a entrega dos prémios Pergaminho de Honra da ONU-Habitat e os Prémios Mundiais de Habitat da Building and Social Housing Foundation será um dos acontecimentos destacados das comemorações. O Pergaminho de Honra é o prémio mais prestigioso do mundo na esfera dos assentamentos humanos e, desde a sua criação em 1989, já premiou mais de 170 iniciativas. Trata-se de um reconhecimento às contribuições destacadas que visam melhorar os assentamentos humanos e o desenvolvimento urbano sustentável.
Em 2010, mais de 240 actividades aconteceram em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat. Este ano, uma série de eventos acontecerá em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat de forma a criar consciência sobre os desafios que enfrentaremos se queremos melhorar os assentamentos humanos em todo nosso planeta. Participe você também!

6º Forum de Arquitectura - ULA

Actividade:
Exposição Arquitectura de Terra

Organização:
6º Forum de Arquitectura
Universidade Lusíada de Angola


Programa:
Lundanji

Parcería:
Departamento de Arquitectura - ULA
CRATerre - ENSAG

Semana de Exposição, Conferencias, Debates e Tertúlias
3-7 de Outubro de 2011 / 9 á 20hs

Univesidade Lusíada de Angola

Largo do Lumeji (Mutamba)

Actividade
O formato de apresentação dos paineis da arqutiectura de terra não é novo, mas sim é que os alunos expliquem aos visitantes as vantagens e caracteristicas destas tecnicas construtivas! Estamos de parabens!







2 de outubro de 2011

6º Forum de Arquitectura - Preparativos Dia 2

Actividade:
Exposição Arquitectura de Terra

Organização:
Forum de Arquitectura
Universidade Lusíada de Angola

Programa:
Lundanji
Parcería:
Departamento de Arquitectura - ULA
CRATerre - ENSAG

Dias 2
Preparativos
O Objectivo da exposição é sensibilizar e informar sobre a arquitectura de terra em geral, e do projecto arquitectonico do programa lundanji em particular.

No segundo dia, acrescentamos umas fiadas no pilar e, preparamos a exposição-instalação com a simulação do espaço do projecto Lundanji e paineis dos programas de difusão.
A equipa de alunos participou bem animada junto com outros que procuravam fazer experiencia na alvenaria com BTC: Marcia, Denise, Catarina, Miguel, Guilson, Carlos, Nicolau, Rui e, Gui.




6º Forum de Arquitectura - Preparativos Dia 1

Actividade:
Exposição Arquitectura de Terra

Organização:
Forum de Arquitectura
Universidade Lusíada de Angola


Programa:
Lundanji

Parcería:
Departamento de Arquitectura - ULA
CRATerre - ENSAG

Dia 1: Preparativos
O Objectivo da exposição é sensibilizar e informar sobre a arquitectura de terra em geral, e do projecto arquitectonico do programa lundanji em particular.
A ideia é apresentar um pilar de Blocos de Terra Comprimida, e para executa-lo contamos com o mestre Florentino que foi bem ajudado pela Teresa, aluna de CONSTRUÇÕES I, turma A2M.